top of page

BLOG ASDO

Home / Blog ASDO

Historia da Escola Nossa Senhora de Fátima

  • direcao46
  • 1 de ago. de 2016
  • 5 min de leitura

HISTÓRICO

No inicio dos anos 80 um grupo de senhoras da comunidade reunia-se para rezar o terço. Esta convivência permitiu que fossem identificadas as carências da comunidade, levantaram-se ali itens como saúde, miséria da população e a falta da promoção à vida humana, naquela época não se falava em qualidade de vida da população mais carente.

Lideradas pelas irmãs da congregação das filhas de Maria Imaculada e juntamente com a senhora Santa, iniciaram de forma artesanal um trabalho com intuito profissionalizante nesta comunidade. Foram iniciados cursos de artesanato e atividades domésticas que visavam qualificar as mulheres que ali moravam. Um ponto foi crucial, aonde deixar as crianças enquanto estas mães eram instruídas, como poderiam assistir as aulas e aquelas que tinham emprego como poderiam dar andamento a suas atividades se não possuíam local seguro para deixar seus filhos.

No ano de 1983 estas senhoras iniciaram as atividades da creche nossa senhora de Fátima, esta creche ganha o nome da Santa que coincidia com a data de inauguração da creche, nascia ali a creche Nossa Senhora de Fátima atendendo a um número de 20 crianças.

Foi um início repleto de dificuldades o local disponível era o mesmo utilizado para as reuniões do grupo de oração do terço. A implantação deste espaço só foi possível graças ao trabalho árduo dos voluntários da comunidade que se desdobravam para edificar esta creche.

O tempo avança ingressa na instituição a senhora Rita de Cássia Heidemann que se torna responsável para administração da instituição implementando novas rotinas profissionais. Reformas são feitas, a qualificação dos educadores se inicia de forma a tornar a instituição e em especial a unidade Fátima, portadora de profissionais a nível acadêmico.

Em 1984 foi firmado o primeiro convênio com LBA (Legião Brasileira de Assistência) a partir deste ano a comunidade pôde iniciar melhorias na unidade Fátima, em 1989 foi possível iniciar a contratação de profissionais de forma regular para atuar no trabalho com as crianças. Também neste ano foram adquiridos móveis mais condizentes ao trabalho.

No ano de 1991 a creche enfrenta varias dificuldades a nível financeiro uma delas foi o interrupção dos repasses para LBA por sete meses que quase causaram o encerramento das atividades da creche, mais uma vez a comunidade se movimenta de forma a dar continuidade nos trabalhos iniciados.

A creche não fecha suas portas ao trabalho, social tão necessário e vital a comunidade cruzeirense, no ano de 1993 a comunidade da o grande passo para que seria o divisor de águas para a creche. Firma-se o convênio com a SMED (Secretaria Municipal de Educação) a partir deste momento uma nova fase se inicia na instituição, a melhoria e continuidade do atendimento às crianças está garantida.

A creche após este marco passa a fazer parte dos projetos patrocinados pelo conselho municipal dos direitos da criança e adolescente CMDCA. Com o advento dos recursos originados pelo CMDCA foi possível modernizar as instalações e adquirir equipamentos para dar mais agilidade ao trabalho. Muito investimento é feito neste divisor de águas, os profissionais da Ação Social começam a ser mais exigidos de forma a se qualificar para o futuro.

Os anos foram passando e o trabalho fortalece-se de maneira a garantir à creche Fátima os maiores recursos destinados pela Secretaria de Educação à instituição, pois esta unidade passou a atender em torno de 60 a 80 crianças por dia. Em 2004 a Senhora Rita de Cássia é obrigada a deixar a instituição por motivos particulares e inicia-se o processo de busca de profissional para preenchimento do cargo de administradora da instituição, contrata-se a Senhora Isabel Butierres para o cargo de coordenadora geral.

Novamente a instituição passa por um novo processo de trabalho, materiais pedagógicos mais atuais são integrados a rotina de unidade, alimentos mais diversificados também integram a rotina da creche. No ano de 2006 a instituição inicia um período de grandes dificuldades financeiras, os custos para manter a unidade novamente torna-se muitos altos os recursos repassados pelo convênio SMED não se fazem suficientes, inicia-se um período de mudanças de dificuldades e carências. Na busca de alternativas de aumento de arrecadação são integrados novos profissionais instituição.

Com a chegada destes profissionais muitas parcerias são retomadas, mais doações são introduzidas na rotina da creche e da instituição.

A partir do ano de 2006, mais precisamente no mês de junho deste ano a instituição passa pela sua pior crise financeira já constatada, a direção de instituição resolve então que seria necessário rever a permanência da unidade e das demais creches, optou-se pelo fechamento de três creches e uma delas seria a creche Fátima.

Nestes dias viu-se uma mobilização de funcionários e comunidade que juntos acabaram levando ao conhecimento do Conselho Provincial as dificuldades financeiras da instituição e as conseqüências que trariam a comunidade o fechamento de três escolas

No mês de agosto de 2007 a atual administração é substituída, deixam à instituição o presidente. Padre José do nascimento que estava em final de seu mandato e ingressa na instituição padre Newton que assume interinamente a direção da instituição.

O setor de marketing de instituição passa a ser o responsável pelos processos administrativos da casa e com o repasse de verbas emergências elencadas pela Província Orionita, são saldados débitos pertinentes a contas de água, luz, telefone, impostos entre outros. Inicia-se uma nova fase dentro da instituição, implementa-se o setor administrativo que passa a realizar a tarefa de recuperação e direção da rotinas financeiras da casa, as contas da unidade Fátima são colocadas em dia, salários que estavam atrasados voltam a ser pagos de forma regular, investimentos em reaparelhamento se iniciam, reformas corretivas são feitas, devedores tem seus débitos totalmente saudados. Com a troca das coordenações pedagógicas todo o grupo funcional e remanejado, forma-se novos grupos eleitos pelas coordenadoras.

Por determinação da Província Orionita deixam de fazer parte da diretoria da instituição leigos (pessoas da comunidade) e cabendo e responsabilidade pela direção da instituição a nível legal passa a ser executado exclusivamente pelos padres de congregação. Entre 2007 e 2008 ingressa na instituição como presidente Padre Jesoaldo Henrique que atua diretamente na presidência das creches e da Paróquia Santa Teresa, em fevereiro de 2008 ingressa como Padre diretor das obras ( escolas ) o padre Edvaldo Gonzaga recentemente nomeado padre, que veio a falecer passados 11 meses da sua nomeação. Com este fato o presidente Padre Henrique fica responsável pela direção da obra social.

Em maio de 2010 ingressa na direção da instituição padre Cristiano Aparecido dos Santos que substitui Padre Jesoaldo no mês de junho de 2010.

Nos anos de 2009 e 2010 foi realizada reforma estrutural da unidade Fátima que teve várias melhorias implementadas pela administração vigente, foram investidos recurso do FNAS (Fundo Nacional de Assistência Social) em obras de ampliação do berçário e outras melhorias no prédio.

Supre-se a comunidade com um berçário totalmente remodelado, ampliado, acessos são facilitados às mães com carrinhos de bebê, a unidade recebe investimentos que vêem de encontro às orientações da prefeitura quanto à acessibilidade e regularização documental, torna-se neste ano Escola de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima passando ao status de filial da Ação Social Dom Orione.

2011 Pe. Suvenir Miotelli assume a presidência da Instituição, colocando esta escola em um patamar muito diferenciado ao que se conhecia até então.

Esta história é reescrita a cada novo dia em Don Orione.


 
 
 

Comentários


Posts Recentes

R. Ursa Maior, 215 - Cristal

Porto Alegre - RS | CEP 90820-200

  • Facebook - @ASDonOrione

+55 (51) 3247.2773   |   +55 (51) 3266.5687

bottom of page